domingo, 20 de fevereiro de 2011

Irina Truhanova

Artista faz sucesso com quadros feitos de notas de dólar

Irina Truhanova transforma dólares em mosaico para criar imagens como a de uma moto ou do primeiro-ministro russo, Vladimir Putin

Reprodução Internet

Trabalhos da artista látvia Irina Truhanova começaram a chamar atenção na internet e hoje vendem por milhares de dólares
A artista látvia Irina Truhanova está se transformando em uma celebridade no mundo das artes com um trabalho que vale dinheiro logo na criação. Irina usa notas de dólar para criar colagens que estão sendo vendidas em galerias e na internet por um valor muito acima das notas que ilustram seus quadros.

O trabalho da artista plástica de 22 anos consiste em rasgar, amassar e cortar notas reais de um dólar para criar as colagens, que dão origem a imagens como uma gueixa no jardim das cerejeiras, um cavalo ao lado de seu cavaleiro e uma deusa sobre um cavalo alado.


Reprodução Internet

Em poucos meses, Irina Truhanova deixou seu emprego num escritório para se dedicar aos trabalhos feitos com dinheiro

“Eu queria criar mosaicos que pudessem expressar liberdade, independência, negócios e dinheiro”, explicou a artista ao jornal “The Telegraph”. “Usar a moeda norte-americana se encaixou perfeitamente nessa proposta".

O trabalho de Irina vem sendo muito valorizado pelo mercado de arte contemporânea. Mas há quem diga que seus retratos podem ser polêmicos. Entre os retratados de Irina estão o presidente russo, Dmitri Medvedev, e o primeiro-ministro e ex-presidente Vladimir Putin.

“Assim que eu tenho uma ideia de como quero fazer a imagem, eu começo a selecionar parte de notas de um dólar e vou cortando. Esses pedacinhos, quando combinados, formam a imagem completa”, diz.

Foi graças ao rápido sucesso de Irina, que ela conseguiu abandonar o trabalho em um escritório para se dedicar totalmente à arte. Mas confessa que só conseguiu alcançar o sucesso mesmo por causa da internet. “Comecei mostrando meu trabalho a amigos, depois conhecidos e como a reação foi muito boa, decidi mostrar meu trabalho na internet. Agora, não consigo mais parar de criar novas colagens”.


Reprodução Internet

Retratos russos de Irina: o presidente Dmitri Medvedev, o primeiro-ministro Vladimir Putin e o estilista Denis Simachev

Nenhum comentário:

Postar um comentário