sábado, 19 de fevereiro de 2011

História da Arte da América Latina

FRIDA KAHLO

06 de julho de 1907 - 13 de julho de 1954




Frida nasceu em 06 de julho de 1907, a terceira de quatro irmãs e a primeira filha do segundo casamento do seu pai, com quem sempre foi muito ligada.
Frida Kahlo foi um dos principais nomes da história artística do México. Aos seis anos de idade, Frida contrai poliomielite, doença que deixa uma lesão no seu pé direito e, assim ganha o apelido Frida perna de pau. A partir disso ela começou a usar calças e depois, saias longas.
Aos 18 anos sofre um grave acidente. Um bonde no qual voltava da escola para casa bateu em um trem. O pára-choque de um dos veículos perfurou as costas de Frida, atravessou sua pélvis e saiu por sua vagina. Após o acidente teve que usar vários coletes ortopédicos de materiais diferentes e a fazer fisioterapia. Fez várias cirurgias e ficou muito tempo na cama. Durante o tempo em que esteve de recuperação começou a pintar.
Frida casou com o artista Diego Rivera, 20 anos mais velho, com o qual mantinha um relacionamento aberto, era bissexual e seu marido aceitava que mantivesse relacionamentos com mulheres mas não casos com homens. Durante o casamento engravidou várias vezes, porém as sequelas do acidente a impediam que levar a gravidez até o final. Após presenciar e aceitar vários flagas de infidelidade de seu marido até um dia encontrar seu marido com a sua irmã mais nova Cristina, com quem teve 06 filhos, depois disso ela pede o divorçio. Casou duas vezes com Diego, seu segundo casamento mais tumultuoso que o primeiro, é com ele que vive até os ultimos dias de sua vida, um fim trágico e sofrido.
Depois de algumas tentativas de suícidio com facas e martelos, Frida vive até aos 47 anos, e vem a falecer em 13 de julho de 1954, devido ter contraído uma pneumonia foi encontrada morta. Sendo o seu registro de óbito atestando embolia pulmonar como causa da morte, não se descarta a possibilidade de overdose, que pode ter sido acidental ou não, pois alguns registros em seu diário, Frida escreve a frase: "Espero que minha partida seja feliz, e espero nunca mais regressar – Frida”, o que alguns pesquisadores com base na autópsia de Frida, acreditam que ela tenha sido envenenada por amantes do seu então marido Diego Rivera.
Sob a influência das obras do marido, adotou o emprego de zonas de cor amplas e simples num estilo propositadamente reconhecido como ingênuo.
Frida é estremamente autentica em suas obras, alguns críticos da época a declaravam como surrealista mas Frida procurou através de suas obras retratar a identidade nacional mexicana como folclores e a cultura popular mexicana, em suas obras retratava o que estava sentindo.





        "Espero que minha partida seja feliz, e espero nunca mais regressar – Frida”

Para saber mais acesse: http://fkahlo.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário