quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

AS OBRAS MUNUMENTAIS DE POTY LAZZAROTTO

         AS OBRAS MUNUMENTAIS DE POTY LAZZAROTTO

As obras de Poty, estão espalhadas pelo Brasil e pelo mundo, mas é em Curitiba que fica maior parte de suas obras colorindo as praças e edifícios com seus desenhos e seus painéis em mosaico. Mesmo com muitos artistas influenciados por ele até hoje, seus traços e riscos característicos dispensariam assinaturas. Não há como olhar um quadro de Poty e não perceber que foi criado por ele.
Desde cedo já mostrava talento, e nos desenhos da infancia marcaram o começo de uma trajetória de um artista inegualável, um dos maiores que o Brasil conheçou neste século. Com 14 anos produzia história em quadrinhos para o impresso curitibano. Quando completou 22 anos, realiza o desenho da capa do jornal ‘Joaquim’, editado pelo escritor Dalton Trevisan. Foi para Paris e ainda ilustrava algumas matérias de ‘Joaquim’. Voltou dois anos depois e trabalhou no periódico gaúcho ‘Manhã’, de Samuel Wainer. Conhecido em vários cantos do mundo, realizou exposições individuais em São Paulo, Rio de Janeiro, Recife, Salvador, Curitiba (nessas três últimas capitais brasileiras chegou a dar aulas de arte), Bruxelas, Londres e Washington.
            Poty deixou ou um imenso legado de obras espalhadas pelo mundo, com 78 litogravuras, 168 gravuras em metal, 24 volumes de recortes de jornais, 29 azulejos, 9 talhas em madeira e 3000 desenhos.




7 comentários: